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INDICADORES DE DESEMPENHO

 
Indicadores de Desempenho

O Que São e Qual Sua Importância

      Indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) são ferramentas de gestão utilizadas para demonstrar e acompanhar os resultados e evoluções de determinados processos, com a finalidade de auxiliar na identificação de pontos fortes e pontos a serem otimizados, além de contribuir com o processo de tomada de decisão do gestor e com o planejamento estratégico da empresa.

        Os indicadores de desempenho logísticos (KPIs) são desenvolvidos para auxiliar as empresas na apuração dos resultados de suas operações. Normalmente, estes indicadores são utilizados para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos que envolvem a cadeia de suprimentos, tais como: recebimento de mercadorias, armazenagem, separação de pedidos, gestão de estoque, gestão de expedição, gestão de entregas e devoluções, transportes e custos logísticos.

     Desta forma, é possível afirmar que a implantação de um conjunto de indicadores é de fundamental importância para quem deseja otimizar e acompanhar seus processos. Os indicadores de desempenho (KPIs) têm como principais funções:

    – Identificar falhas e gargalhos operacionais
    – Reduzir custos
    – Melhorar o planejamento da operação e o gerenciamento da rotina diária
    – Auxiliar o processo de tomada de decisão
    – Promover maior segurança operacional e controle dos processos
    – Permitir acompanhamento da evolução dos processos e comparação com benchmarking de            mercado
    – Promover a satisfação do cliente
    – Ganhar eficiência nas operações e em processos vitais das organizações
    – Outros

        Existem diversos tipos de indicadores de desempenho e com as mais variadas finalidades. A seguir, serão apresentados alguns exemplos e sua importância de controle para o gerenciamento dos processos em uma operação logística.

   1) Recebimento de Mercadorias

        a) Lead time do pedido de compra – Possibilita calcular o tempo desde o momento em que o departamento de compras solicita o pedido ao fornecedor até o momento em que o pedido é recebido no centro de distribuição.

   2) Armazenagem de Mercadorias

      a) Capacidade de ocupação do centro de distribuição – É a relação entre a capacidade de armazenagem e a ocupação atual. Permite ao gestor gerenciar sua ocupação, proporcionando tomadas de decisão mais acertadas no sentido de planejar melhor o agendamento do recebimento de mercadoria de seus fornecedores.

   3) Indicadores de Preparação de Pedidos

     a) Tempo médio de separação de pedidos – São indicadores que permitem aferir a produtividade do processo de separação. Podem ser definidos de acordo com as particularidades dos produtos ou restrições de armazenagem e auxiliam no planejamento da operação e no dimensionamento do quadro de colaboradores.

   4) Indicadores Logísticos de Inventário

         a) Ruptura de estoque ou corte – Revela o índice de não atendimento a um pedido por falta ou falha de controles relacionados à gestão do estoque. É um indicador de fundamental importância para a gestão, pois permite medir as perdas de vendas decorrentes de falhas nos processos internos.

   5) Indicadores de Transporte

       a) Custo de transporte – Expressa a relação entre o custo de transporte e as vendas realizadas. Este indicador é influenciado por diversos fatores, como o nível de serviço e o valor agregado do produto e seu controle é extremamente importante, uma vez que este custo pode ser responsável por até 70% do custo logístico de uma operação.
       b) Taxa de ocupação da frota – Relaciona a capacidade ocupada à capacidade total. É importante para definições sobre a tipologia adequada dos veículos e para o dimensionamento da frota.

   6) Gestão de Entregas

          a) Entregas no prazo (OTIF – On Time in Full) – Um dos indicadores mais importantes, pois é capaz de expressar o percentual de entregas realizadas dentro do acordo de nível de serviço ao cliente (SLA – Service Level Agreement). Este indicador revela a eficiência no processo de entrega e está diretamente relacionado ao nível de satisfação do cliente com a entrega de seu(s) produto(s).

       Cada operação logística tem suas particularidades e a escolha dos indicadores de desempenho logísticos está associada a diversos fatores, como a criticidade ou a necessidade de intervenções e acompanhamentos constantes, além de também estar relacionada ao plano estratégico da empresa.

       A QLog Consultoria pode auxiliar sua empresa na elaboração, na implantação e no acompanhamento dos melhores indicadores de desempenho. Uma gestão feita por meio de indicadores pode revolucionar a história de sua empresa. Fale com um de nossos consultores.

Sócio e gerente de projetos da QLog Consultoria, Juliano Meireles desenvolve trabalhos no Núcleo de Desenvolvimento de Metodologias de Implantação de Projetos. Com 15 anos de atuação no ramo, já desenvolveu vários projetos relacionados a Transportes, Remuneração Variável por Produtividade, Implantação de Centros de Distribuição, Planejamento e Controle de Estoques e Estudo de Redes, nos segmentos atacado-distribuidor e varejo, moveleiro, indústria, entre outros.

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